Gerenciando dependências com NPM

Categoria: node

Imagem animada de fundo

Gerenciando dependências com NPM

Facilitando o download e controle de dependências usados em projetos,

Flor de lótus Evolve

Urso revirando caixas com a logo do NPM

É cada vez maior o uso de bibliotecas e outras dependências criadas por outras pessoas nos nossos projetos, e fazer o download e gerenciamento destas, pode se tornar um pouco complicado. Para solucionar isso, faço o uso do Node Package Manager (Gerenciador de Pacotes do Node), popularmente conhecido como NPM. Com ele, podemos facilmente fazer o download e controlar as versões das dependências que usamos nos nossos projetos, por meio do terminal e alguns arquivos JSON que o gerenciador cria no diretório do projeto.

1: Instalando o Node.js

Para começar, é preciso ter instalado o Node.js no nosso computador. Essa plataforma disponibiliza uma série de features, incluindo o seu gerenciador de pacotes, que é o NPM. Para uma explicação mais ampla sobre o Node, aconselho essa leitura.

Prosseguindo para a instalação:

  • Acesse este site oficial do Node.js, escolha a versão correta para o seu SO e faça o download.

  • Execute o instalador e vá prosseguindo pelo botão “Next”. Para a instalação padrão, não é necessário mudar nenhum diretório ou opção.

  • Para se certificar que está tudo ok, reinicie o seu computador, abra o seu terminal e execute o comando “node -v”. A saída deverá ser um número*(a versão da plataforma)*, caso ao contrário, deu algo errado.

  • Agora você também tem acesso ao terminal Javascript do Node.js, basta procurar pelo aplicativo “Node.js”, que foi instalado no seu computador.

2: Inicializando o NPM no seu projeto

De agora em diante, será necessário o uso do terminal, para usar os comandos do NPM. Para isso, precisamos executar o CMD na pasta raiz do nosso diretório. Se você tem medo de terminal, chegou a hora de superar.

O comando para navegar pelas pastas no terminal é a palavra cd seguida do caminho para chegar até o arquivo. No meu caso:

cd C:\Users\USUARIO\Documents\Projetos\Projeto NPM

Para quem é realmente novo no esquema do terminal, uma ilustração mais real da abertura do terminal e execução do comando.

GIF Ilustrando a execução terminal e do comando cdGIF Ilustrando a execução terminal e do comando cd

Agora que já temos o terminal corretamente alocado na pasta raiz do nosso projeto, podemos inicializar o NPM. Basta usar o comando “npm init”. O terminal vai pedir algumas entradas, mas vamos pular esta etapa dando enter até acabar (mas se você quiser pode responder direitinho hahaha).

GIF ilustrando a execução do comando “npm init” no terminalGIF ilustrando a execução do comando “npm init” no terminal

Perceberam que o arquivo “package.json” foi gerado no no nosso diretório. Este, vai armazenar dados como informações sobre o projeto, nome e versão dos pacotes já instalados e scripts (função que vou abordar em outro artigo).

3: “Baixando” os primeiros pacotes

O comando para solicitar a instalação de pacotes é “npm install nomedopacote”, onde a palavra install pode ser substituída pela abreviação “i”, logo temos:

npm i nomedopacote

Para saber o nome correto dos pacotes, acesse este site e pesquise pela dependência que você quer. No meu caso quero instalar a ultima versão do bootstrap, então:

GIF Ilustrando o processo de instalação de um pacoteGIF Ilustrando o processo de instalação de um pacote

No GIF acima, segui as seguintes etapas: Pesquisei pela dependência no site, para me certificar que estou usando o nome correto; Abri o terminal/CMD, o qual está alocado na pasta do meu projeto onde inicializei o NPM; Executei o comando “npm i bootststrap”.

Agora, percebam o surgimento de um arquivo e uma pasta após a execução do primeiro install. As suas funções são:

  • Pasta “node_modules/”: Armazena todos os pacotes instalados por meio do NPM. No nosso caso, a dependência do bootstrap que baixamos está lá.

  • Arquivo “package-lock.json”: Esse arquivo guarda de uma forma mais aprofundada as informações do módulo e seus pacotes instalados. Coisas como mapeamento de relações de dependência(quando um pacote depende de outro para funcionar), hashs que fazem o controle de integridade, links onde os downloads foram feitos e versões detalhadas dos pacotes estão nesse JSON.

Vale ressaltar que quando a dependência é usada apenas para o desenvolvimento, não sendo necessária para “rodar” o projeto, como no caso de ferramentas como o Gulp(um automatizador de tarefas, abordarei no próximo capítulo), deve ser usado o sufixo “— save-dev”, que pode ser resumido para um simples -D. Logo o comando fica:

npm i nomedopacote -D

4: Trabalhando com o package.json

O NPM tem alguns comportamentos muito interessantes, um deles é a flexibilidade na instalação de uma lista de dependências por meio do arquivo package.json. Quando você quiser instalar todas as dependências do projeto(que não sejam ferramentas de dev), ou seja, aquelas que estão no seu package.json, basta executar o comando “npm i” (isso mesmo, sem especificar o nome de alguma dependência), e todas serão instaladas.

GIF Ilustrando a instalação das dependências de um package.jsonGIF Ilustrando a instalação das dependências de um package.json

Nessa ilustração, a esquerda está o meu terminal, a direita o meu package.json, e no fundo a pasta “node_modules” do meu projeto. Percebam que não havia nenhuma biblioteca “instalada”, mas o meu package.json tinha algumas dependências na lista. Após a execução do comando “npm i”, foi feito o download de todas essas dependências.

Logo, é uma boa prática quando se trabalhando grupo (como projetos no GITHUB), não disponibilizar a pasta “node_modules”, e sim o arquivo package.json” e o “package-lock.json” (sim, esse também!), assim o seu colega(ou você) pode escolher o que e se quer fazer download no projeto, não sendo obrigado a fazer o download de toneladas de arquivos.

É isso aí galera! Agora vocês podem dizer na entrevista de emprego que são sabem usar um gerenciador de dependências, hahahaha! Deixei de fora uma parte chamada “NPM Scripts”, mas tem basicamente a mesma função de uma ferramenta que vou abordar futuramente.

Se esse artigo foi útil pra ti, da uma compartilhada com os amigos e clica na mãozinha ali em baixo :). Qualquer dúvida ou sugestão de acréscimo ao artigo ou de assuntos para novos capítulos, deixa um comentário ou me chama em alguma das minhas redes sociais, bora bater um papo!

written byVitor Régis

Founder & DEV na Evolve. Integralmente, um jovem apaixonado por tecnologia e um espiritualista em busca da evolução e paz interior.

Você também pode gostar...

Notícias em destaque

Quando usar: Gatsby.js & NetlifyCMS

Quando usar: Gatsby.js & NetlifyCMS

O Gatsby para muitos é o futuro da web moderna. Mas quais são os benefícios, como funciona seu ecossistema e quando não usar?

O Guia de Estudos para programadores iniciantes

O Guia de Estudos para programadores iniciantes

Como estudar tudo isso? Como acompanhar tanta informação? Um pouco da minha experiência e dicas.

Upload e compressão de imagens com NodeJS

Upload e compressão de imagens com NodeJS

Como fazer o upload de imagens, e principalmente: como comprimi-las e tratá-las após recebe-las no servidor.

Curva animada
Background de um astronalta na lua com uma flor de lótus alienígena representando a tecnologia inovadora da Evolve Studio

Quer evoluir sua ideia?

E-mail / WhatsApp

Redes Sociais

Logo Evolve Studio

© Evolve Studio 2017 • 2024
Todos os direitos reservados.

Vitor da Evolve StudioGeralmente responde em alguns minutos
Vitor da Evolve Studio

Olá! 👋🏼 Como podemos ajudar você hoje?

17:43